quinta-feira, 3 de maio de 2012

1ª edição do concurso “Design for Change Portugal” - High Play


02 de Maio | Hotel Miramar Sul | Nazaré

Galeria de Imagens do Evento

O Hotel Miramar Sul, na Nazaré, foi o palco escolhido pela associação High Play para a cerimónia de entrega de prémios da 1ª edição do concurso “Design for Change Portugal”. O evento decorreu esta quarta-feira, dia 2 de maio.

O movimento “Design for Change” é um projeto global dedicado às crianças, que pretende dar-lhes a oportunidade de expressarem as suas ideias e colocá-las em prática. Presente em mais de 33 países e 300 mil escolas de todo o mundo, o projeto foi impulsionado, em Portugal, pela associação High Play. Esta iniciativa tem por objetivo confrontar as crianças e jovens com problemas da sociedade, de modo a que possam identificar as dificuldades que sentem diariamente e, consequentemente, superá-las. 

Nesta primeira edição em Portugal, o grande vencedor foi o projeto de criação do Gabinete de Provedoria do Aluno, fomentado pela Escola Básica e Secundário do Cerco, no Porto. A iniciativa, destinada a combater o insucesso e o abandono escolar, mereceu a pontuação máxima do júri em três categorias (Ideia Mais Arrojada, Maior Impacto na Comunidade e Prémio Especial PWC).

Distinguidos foram ainda os seguintes projetos: “Reciclagem”, a EB1 da Maia, na categoria “Potencial de o efeito perdurar”; “Uma manta, uma vida melhor” – apoio aos animais abandonados, do Colégio Fórum Memória do Elefante (Seixal), na categoria “Impacto imediato na Comunidade”; “Poupar água”, da EB1 dos Moutidos (Maia), na categoria “Mais Amigo do Ambiente”; e o projeto “Recuperação do recinto escolar”, também do Fórum Memória do Elefante, na categoria “Mais Fácil de Replicar”.

Apresentaram-se à primeira edição do Design for Change Portugal 19 projetos, de 16 escolas de diversos pontos do país, envolvendo cerca de 900 participantes.

«Pensar o mundo para além de nós» é, segundo Mário Henriques, da Associação High Play, um dos principais objetivos do movimento “Design for Change”. Na sua opinião, «devemos colocar o foco na formação para valores, princípios e formas de estar, e não tanto para resultados, sob pena de transformar as próximas gerações em tecnocratas».

Para Mário Henriques, o Design for Change parte de uma fórmula «muito simples: é só pôr as mãos na massa e fazer coisas».

A atribuição dos prémios Design for Change 2012 contou com o apoio de empresas cuja missão ou política de responsabilidade social estão orientadas para a educação para cidadania. Para além do grupo Miramar Hotels, colaboraram nesta iniciativa a PwC (PricewaterhouseCoopers), Kids Transforming the World, FAMO: Working Together, Grundfos e LIPOR.



Sem comentários:

Enviar um comentário